quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Bolas de berlim em Berlim

Às bolas berlim chamam-lhe Berliner. Chamam-se assim na Alemanha toda menos em Berlim.
Em Berlim as mesmas sao Pfannkuchen. (Panquecas, ou literalmente bolos de frigideira)
As ditas tem sempre recheio de doce. (No carnaval também fazem umas com recheio de mostarda, para misturar no meio das outras)


Mas verdade seja dita. Estamos perante um caso onde a o imitacao superou largamente o original do mestre. 
Em Portugal as bolas de Berlim sao melhores.
E as melhores do mundo sao em Viana do Castelo.
E as melhores do universo sao no Natário 2! e nao no Natário 1, embora o café Natário 1 tenha mil vezes mais charme que o Natário2.
Quando fecho os olhos ainda sonho com estas bolas de Berlim do Natário, mas quando trinco uma bola local trinco na dura realidade e acordo.

A saber:
Natário 1 - o original – Rua Manuel Espregueira 37 (uma prependicular à Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o café cheio de charme e onde as pessoas fazem filas à hora das bolas de berlim quentinhas)
Natário 2 – a imitacao mas gosto mais por a massa ser melhor cozida - Avenida dos Combatentes da Grande Guerra - a principal Av de Viana.
Ambos tem um pouco de canela que lhes dá um travo espectacular!

7 comentários:

Unknown disse...

Naaa, as do Natário 1 são melhores. Então quando saem quentinhas às 16.30h ^^

Ana disse...

isso explica porque é que em Berlim ninguem conseguiu perceber o que eu andava à procura!

a.i. disse...

Ah que engraçado, eu fui há pouco tempo a Viana do Castelo e dei precisamente com uma pastelaria a vender as ditas bolas, que eu nunca tinha visto assim daquela forma: pareciam rochas, porque o açúcar por fora era castanho.
E curioso, quando fui a Berlim na Páscoa, li no guia que quando o Kennedy disse a famosa frase: Ich bin ein berliner, na verdade significa "eu sou uma bola de berlim". ele devia ter dito antes "ich bin berliner", é verdade?

bem passada disse...

Cara ai!
A famosa frase do Sr. Kennedy pode ter os dois sentidos que referes. Mas naquele contexto ninguém ousa pensar que o homem teria problemas de identidade com um produto pasteleiro... :-)
Acho que a diferenca nao é muita entre dizer "sou UM berlinense" ou dizer "sou berlinense". A primeira versao talvez demonstre mais solidariedade com o povo..
Na minha opiniao esse Guia esticou-se um pouco. Mas nao deixa de ser uma opiniao. (tanto a minha como a do guia)
:-)

Pusinko disse...

http://www.youtube.com/watch?v=5mu02xUgE4k

Do sr. Kennedy e do Izzard

bem passada disse...

Punsinko!
Muito fixe o video!!
Ilustra bem o comentário de a.i.!!
:-)

Ana Lima disse...

conseguiste porme com saudades no primeiro dia q volto ao pais q trabalho... viana do castelo esta morta, mas em termos de doçaria vale bem a pena