sábado, 15 de setembro de 2012

explicar a vietnamitas o comer com pausinhos


Na Tanzania come se com as maos.
Uma bola gigante de ugali (papa dura de farinha de milho ou variante de cassava) ou entao a mesma quantidade de arroz. A acompanhar existe um pratinho de feijao e ou uma amostra de uns pseudo espinafres e uma tacinha de molho onde nada um pedaicinho XXS de galinha (kuku) ou cabra (mbuzi).

As porcoes de carne sao mesmo parcimoniosas. Uma galinha dá para 15 pessoas. É mesmo so meia coxa para cada um.

Posto isto pegam com a mao direita num pedaco de ugali e toca a moldar bolinhas. (uma mao so!) e molda e vira e comprime e faz bolinha e aperta e e abre e passa para a palma da mao e passa para a ponta dos dedos e aperta mais e aperta menos e depois tudo outra vez. Se estás entretido numa conversa este moldar e formar a bolinha parece mais uma das bolas antistress que se vendem na Europa.

Finalmente quando a bolinha está perfeita o polgar faz uma depressaozinha na mesma e molha-se esta no molho em toque de remate final. E assim a bolinha de ugali segue direitinha para a boca.  

Com o arroz nao se consegue fazer as mesmas bolas. Mas este é comido com a mao direita também e o gesto está lá para formar uma chafurdice pegada. Há quem deite o molhos dos feijoes e o molho em cima… o prato parece uma bela nhanha… Essa nhanha agarras o melhor que podes e segue directamente para a boca.

No meu  primeiro almoco de negocios fiquei um pouco surpreendida que engenheiros e directores de empresa comiam assim mesmo num restaurante que conseriavamos ser fino. Os brancos a comer de garfo e faca e os nativos a comer com as maos. Digamos que foi o meu o primeiro encontro de culturas….

Meses mais tarde iniciei me também na arte de fazer bolinhas…. No subconsicente temos sempre a avó ou a mae a dizer: “nao se brinca com a comida!!!” Mas depois de eu ignorar os alertas de quem de educou, o comer com a mao tem o seu que de encanto. E se tem!!!
Havia uma colega de trabalho que comia assim e confesso até que é super sexy comer com as maos e meter os dedos todos na boca…. Tem o seu que….

Até que um dia vejo a mesma moca a comer batatas fritas de garfo e faca.
mmmm….. o que se passa aqui?!?!?
“o ugali e o arroz comes com as maos chafurdando tudo, e as batatas fritas que se pega facilmente com os dedos comes de garfo e faca! Porque ??” ( é claro que nao usei a palavra “chafurar” mas pensei)

A explicacao nao tradou: “Arroz e ugali é comida tradicional. A comida tradicional come-se com as maos. Batatas fritas é comida ocidental. Come-se de garfo e faca. Quando comemos sushi também é com pauzinhos”

Sim senhora, cá está uma logica aceitavel.

Contei esta história a num grupo de amigos na Alemanha e quando dei por mim embalada na história, estava a explicar isto a um casal de vientamitas que comer com as maos é tao absurdo como comer pauzinhos…..

Acho que nao tenho salvacao mesmo…

3 comentários:

Tiago BM disse...

Não li este texto (logo vejo se me dou ao trabalho de o fazer ou não). Vim comentar aqui o título do teu blogue! são 17:45, estou cheio de fome, ando a passear pela Blogosfera, vejo que uma blogger famosa foi assaltada, ando para baixo e encontro HAMBURGUER BEM PASSADO A BOM PREÇO NA SUA ZONA (o título pode, eventualmente, ser diferente daquilo que eu vi). Qual não é o meu espanto quando cá chego e descubro que afinal isto é um blogue sobre a terra do Zorbas!
(se ligares na televisão portuguesa, podes ver o protesto gigante que eu organizei por causa desta tua acção.

Tschüss

tiago leal disse...

Há culturas mesmo diferentes da nossa!

Sara disse...

interessante é o fato de que você tem que aprender a comer, porque quando você não percebe que você pode começar a engordar assim que você deve ter em mente que as coisas estão a comer, espero que você possa ir comer bem a la caballeriza